Facilitar as atividades diárias do Idoso

Facilitando as atividades do dia-a-dia
O envelhecimento dificulta a realização de algumas atividades, por
isso é importante estimular o idoso a continuar ativo, “antenado”.
As atividades devem ser simples, se necessário divididas em etapas.
Inicie atividades junto com o idoso e seja flexível para trocar de
atividade. As atividades devem ter significado para quem as realiza e
proporcionar prazer e senso de realização pessoal.
Dicas importantes
 Usar adequadamente óculos, prótese dentária e aparelho auditivo
sempre regulados e higienizados;
 Manter a rotina o mais estável possível;
 Ter um plano de atividades durante o dia para que o idoso durma
bem à noite.
Segurança e lazer
 Utilizar adaptações para aumentar as chaves (por exemplo, o tamanho
do chaveiro);
 Ter chaves extras fora de casa (na casa de parentes, por exemplo);
 Iluminação noturna: usar lâmpadas que acendem ao movimento;
 Interruptores de luz de fácil acesso;
 Ao sair de casa, levar cartão com identificação, telefones úteis e
medicações em uso;
 Controle da TV com botões e sinais aumentados (universal);
 Baralho jumbo, com adaptação para segurar cartas;
 Dominó jumbo e com cores contrastantes;
 Lupa para leitura (livros, jornais e revistas);
 Participação em grupos sociais da terceira idade (igrejas, associações
etc.).


Telefone
 Preferir os aparelhos sem fio;
 Campainha mais alta, com sinal luminoso ou vibratório;
 Usar telefone com controle de volume;
 Quando houver dificuldade para segurar, usar o viva voz ou
fone de ouvido;
 Telefones com discagem em uma tecla;
 Telefones com números maiores.
Utilidades
 Usar campainha ou sino para comunicação dentro de casa;
 Manter os objetos mais utilizados numa altura
entre o pescoço e o quadril;
 Usar relógio com mostrador grande;
 Usar calendário e agenda;
 Aumentar o tamanho
das torneiras;
 Utilizar “pontes” entre as
superfícies para carregar
pesos (cestos, carrinhos).
Outros temas importantes
Estratégias para facilitar a memorização
Tanto o idoso quanto o cuidador, especialmente pelo estresse
do cuidado, podem apresentar perda momentânea de memória
(esquecimentos).
Algumas ações podem estimular a memória e prevenir estas
situações.
 Situação: Chegar a algum lugar e não lembrar o que foi fazer lá.
O que fazer: Prestar mais atenção no que está fazendo; repetir
em voz alta o que for fazer.
 Situação: Perder objetos pela casa.
O que fazer: Guardar os objetos sempre no mesmo lugar; reduzir
o número de “esconderijos”; se for algo de muita importância,
anotar em um caderno o local onde está guardado; colocar
etiquetas com os nomes/desenhos dos objetos guardados em
gavetas e caixas.
 Situação: Esquecer de dar recados.
O que fazer: Deixar o bloco de anotações e caneta ao lado do
telefone.
 Situação: Deixar a boca do fogão acesa; queimar panelas.
O que fazer: Desligar o registro do gás enquanto não estiver cozinhando;
usar marcador de tempo com campainha durante o preparo
dos alimentos; utilizar fogão automático.
 Situação: Esquecer de tomar medicamentos.
O que fazer: Fazer uma lista com os nomes e horários dos medicamentos
e deixar em local bem visível; separar os remédios por horário
(manhã, tarde e noite) em potes diferentes para cada período.
 Situação: Esquecer compromissos marcados.
O que fazer: Usar agenda ou calendário para marcar compromissos;
olhar a agenda no começo do dia para se programar ou antes
de sair de casa; fazer lembretes e deixá-los em locais visíveis.
 Situação: Esquecer nomes.
O que fazer: Repetir o nome da pessoa em voz alta; escolher uma
característica marcante da pessoa para lembrar do seu nome. Se
possível, anotar os nomes e as características em uma agenda
(exemplo: Maria olhos verdes).
 Situação: Esquecer de pagar contas.
O que fazer: Débito automático; anotar o vencimento das contas
na agenda com um lembrete do vencimento três dias antes.
 Situação: Contar sempre a mesma história.
O que fazer: No início da conversa, fazer um resumo do que vai
contar e perguntar: Eu já contei isso? Perceber a expressão do
rosto da pessoa com quem conversa.
 Situação: Não saber que horas são ou que dia é.
O que fazer: Relógio de parede e de pulso; calendário de parede
em local visível com números grandes; estabelecer rotinas.
 Situação: Incapacidade de realizar atividades.
O que fazer: Fazer uma coisa de
cada vez; começar pela parte mais
fácil, se possível treinar a atividade;
anotar a sequência de execução;
realizar atividades que tenham
significado.

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