ESCARAS (ÚLCERAS DE PRESSÃO)



É uma lesão de pele causada pela isquemia (interrupção sangüínea) em uma determinada área do corpo, devido a uma compressão por uma proeminência óssea durante um tempo prolongado.
Quando a úlcera de pressão apresenta uma coloração escura, recebe o nome de escara.
A úlcera de pressão (escara) pode ocorrer em várias regiões do corpo, porém os locais mais comuns são: região sacral, região trocantérica (parte superior da coxa perto do quadril), calcâneo (calcanhar), tronco, cotovelos, orelhas e região posterior da cabeça.
Existem três grande grupos de indivíduos com maior probabilidade de desenvolver úlcera de pressão:idosos, paraplégicos e os pacientes hospitalizados.
Vários coisas podem influenciar o aparecimento dessas lesões. Em pessoas acamadas, que não se movem, temos que ter maior atenção na região sacral, trocantérica (no osso perto do quadril) e calcanhares.
Geralmente alguns coisas estão associados e contribuem para o aparecimento das úlceras de pressão, como: idade avançada, incontinência fecal e urinária, desnutrição, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e imobilidade.
Prestem atenção nas fases abaixo:
Fases de evolução das úlceras por pressão
escara grau I
Estágio I – Fase de Hiperemia (Vermelhidão)
Observa – se um vermelhidão local, porém a pele ainda está intacta.Ocorre quando há uma compressão local por até 30 minutos. Desaparece apos uma hora do alivio da pressão local.
escara grau II
Estágio II – Fase de Isquemia
Nessa fase a lesão avançou e começa a comprometer a pele, causando uma lesão, que pode ser uma bolha. Surge nos casos em que a pressão ficou contínua por 2 a 6 horas.Tende a desaparecer apos 3 dias.
escara grau III
Estágio III – Fase de Necrose
Ocorre nas situações em que a pressão ficou mantida por mais que seis horas sobre uma determinada região.Observa –se uma área arroxeado ou ainda um nódulo endurecido.Nessa fase a lesão se estabelece, ou seja, houve um dano tecidual e necessitará de tempo e cuidados especiais para o tratamento.
escara grau IV
Estágio IV – Ulceração
Caso não haja alívio da pressão, a escara tenderá a se aprofundar , promovendo a destruição de pele, músculos e exposição de ossos.
Como prevenir úlcera por pressão (escaras)
As úlceras de pressão (escara) podem ser evitadas. Tomando os cuidados básicos para a prevenção que são:
Alívio da pressão;
Higiene e cuidados com a pele;
Suporte nutricional;
Estimulação da circulação sanguínea.
As pessoas acamados devem ser mudados de posição no máximo a cada duas horas, mudando de posição (decúbito) deitando a pessoa de costas de bruço e de lado. Quando for deitar de lado preste atenção na orelha para não ficar dobrada e sempre que mudar de lado faça uma massagem para a circulação voltar e passe também o óleo preventivo.
Pode–se usar almofadas ou travesseiros para manter a pessoa na posição e com isso distribuir melhor o peso.
Para as que usam cadeira de rodas, deve-se mudar de posição a cada 30 minutos. Quanto a elevação do tronco por um minuto alivia a região melhorando assim a circulação sanguínea local.
Podemos utilizar almofadas de gel, água, ar e silicone para proteger a região.
Para uma pele saudável é importante uma higiene adequada. A pele deve ser mantida limpa e hidratada.
A hidratação da pele é fundamental, mas o excesso de umidade, principalmente se tratando de suor, urina e fezes pode aumentar em 4 vezes a incidência de úlcera de pressão(escara).
A limpeza da pele deve ser realizada com água em temperatura agradável, soro fisiológico, sabonete neutro, e não ficar esfregando, pois a pele do idoso é muito sensível. Após a higiene utilizar hidratantes como óleos de prevenção a feridas ou escaras (AGE), ou ainda curativos e revestimentos protetores para prevenção.
Para uma adequada cicatrização é fundamental que a pessoa esteja bem nutrida, como uma dieta rica em proteínas. Um acompanhamento por um nutricionista é aconselhado.
O que ajuda muito a ter uma melhor cicatrização é se movimentar porque melhora a circulação. Assim quando possível devemos estimular a caminhada. No caso de pessoas acamadas a fisioterapia motora contribui para o aumento do fluxo sanguíneo local.
O uso de colchão apropriado também ajuda bastante, podendo ser o casca ou caixa de ovo sobre o colchão da pessoa, colchão de água ou o pneumático (de ar).
Repito mude sempre a pessoa de decúbito, no máximo a cada duas horas.
Colocar apoios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares. Colocar protetores entre as pernas.
Sempre manter a pessoa limpa e seca, monitorando e aumentando as trocas de fraudas.
Observe sempre na hora da higiene se não está aparecendo candidíase e outras infecções locais.
Sempre que for fazer um curativo, use luvas e mantenha as suas unhas bem cortadas.
Se a escara já estiver em um nível mais elevado sempre consultar um médico e não usar nenhum medicamento sem a orientação dele. Lembre cada pessoa reage de uma maneira e cada escara é diferente da outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário