Exercícios Fisicos nos Idosos diminuem consideravelmente procura por unidade hospitalar|Home Seniors

A prática de atividade física, sem dúvida, ajuda o nosso corpo a ficar fortalecido e longe de uma série de doenças. Agora, o estudo realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) mostra que os exercícios podem fazer com que os idosos busquem unidades hospitalares com menos frequência. Os resultados serão publicados ainda esse ano na Revista Brasileira de Medicina do Esporte.


Durante um ano, foram analisados dois grupos de pacientes com média de idade de 79 anos. O primeiro, com 48 idosos, praticou atividade física durante seis meses. Já o segundo, com 44, abriu mão dos exercícios neste mesmo período. Passados os seus meses, a amostragem foi avaliada a partir de entrevista e prontuário médico. O levantamento constatou redução de 35% no uso da unidade hospitalar por parte do grupo que praticou atividade física, comparado ao sedentário.Houve também diminuição considerável no número de cirurgias, internações, exames de alta complexidade, uso do pronto-socorro e consultas ambulatoriais entre aqueles que fizeram exercícios. Para o especialista em medicina do esporte Samir Salim Daher, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e coordenador do estudo, a prevenção por meio das atividades físicas traz vantagens aos pacientes e também às unidades hospitalares, desocupando leitos e evitando a realização de procedimentos de maior complexidade. "Para um hospital como o HSPE, onde 60% dos pacientes internados são da terceira idade, a prevenção pode beneficiar outras pessoas que necessitam de atendimento médico", destaca.A prática de atividade física, sem dúvida, ajuda o nosso corpo a ficar fortalecido e longe de uma série de doenças. Agora, o estudo realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) mostra que os exercíciospodem fazer com que os idosos busquem unidades hospitalares com menos frequência. Os resultados serão publicados ainda esse ano na Revista Brasileira de Medicina do Esporte.
Durante um ano, foram analisados dois grupos de pacientes com média de idade de 79 anos. O primeiro, com 48 idosos, praticou atividade física durante seis meses. Já o segundo, com 44, abriu mão dos exercícios neste mesmo período. Passados os seus meses, a amostragem foi avaliada a partir de entrevista e prontuário médico. O levantamento constatou redução de 35% no uso da unidade hospitalar por parte do grupo que praticou atividade física, comparado ao sedentário.
Houve também diminuição considerável no número de cirurgias, internações, exames de alta complexidade, uso do pronto-socorro e consultas ambulatoriais entre aqueles que fizeram exercícios. Para o especialista em medicina do esporte Samir Salim Daher, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e coordenador do estudo, a prevenção por meio das atividades físicas traz vantagens aos pacientes e também às unidades hospitalares, desocupando leitos e evitando a realização de procedimentos de maior complexidade. "Para um hospital como o HSPE, onde 60% dos pacientes internados são da terceira idade, a prevenção pode beneficiar
Exercícios físicos estão entre as coisas mais saudáveis que você pode fazer a si mesmo, porém alguns idosos são relutantes em praticá-los. Alguns têm medo que exercícios físicos sejam muito extenuantes ou que possam prejudicá-los. Estudos mostram que exercícios físicos são seguros para todas as faixas etárias e que idosos prejudicam mais sua saúde ao não praticá-los.Você está muito idoso para exercícios físicos?


Pense em fazer dos exercícios físicos parte da sua rotina durante um mês. Se você for capaz de aumentar sua atividade física por 30 dias, é um bom sinal que está a caminho de tornar os exercícios físicos um hábito regular para toda a vida. A noção de que exercícios físicos trazem benefícios existe há bastante tempo, porém até recentemente os idosos não eram incluídos. Hoje em dia novas informações de estudos nos dizem que pessoas de todas as idades e condicionamento físico conseguem benefícios através dos exercícios físicos.

Estudos científicos mostram que ficar fisicamente ativo e praticar exercício físico regularmente pode ajudar a prevenir ou postergar muitas doenças e problemas de saúde. Cientistas descobriram que até exercícios físicos moderados podem melhorar a saúde de pessoas que são frágeis ou que têm doenças que acompanham o envelhecimento.



Você está muito idoso para exercícios físicos?


Exercícios físicos estão entre as coisas mais saudáveis que você pode fazer a si mesmo, porém alguns idosos são relutantes em praticá-los. Alguns têm medo que exercícios físicos sejam muito extenuantes ou que possam prejudicá-los. Estudos mostram que exercícios físicos são seguros para todas as faixas etárias e que idosos prejudicam mais sua saúde ao não praticá-los.

Benefícios dos exercícios físicos










Um estilo de vida sedentário pode fazer com que os idosos tenham perdas em quatro áreas importantes para sua saúde e independência: força, resistência, equilíbrio eflexibilidade. Pesquisas sugerem que exercícios físicos podem ajudar idosos a manter ou restaurar parcialmente essas quatro áreas.

Envelhecer não significa que a pessoa deva perder a habilidade de fazer tarefas diárias. Exercícios físicos ajudam idosos a sentirem-se melhores e aproveitar mais a vida, até para aqueles que se acham muito velhos ou fora de forma. Melhorar a força e resistência torna mais fácilsubir escadas e carregar coisas. A melhoria no equilíbrio ajuda a prevenir quedas. Ficar mais flexível pode acelerar a recuperação de lesões. Se você fizer dos exercícios físicos parte das sua rotina diária, eles terão impacto positivo nas sua qualidade de vida à medida que envelhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário