A arma secreta na prevenção do Alzheimer: Falar duas linguas !


A arma secreta na prevenção do Alzheimer: Falar duas linguas !

Alguma vez você já desejou falar uma segunda língua? Um novo estudo pode dar-lhe mais motivação para expandir suas habilidades linguísticas. O Instituto de Ciências Médicas Nizam de Hyderabad, na Índia fez um estudo sobre o tema concluiu que falar uma segunda língua pode retardar o aparecimento de três diferentes tipos de demência. O estudo é o primeiro a relatar que falar duas línguas pode atrasar o aparecimento de demência, independentemente do nível de educação.
O estudo foi publicado em 6 de Novembro em Neurologia e foi feito por pesquisadores do Instituto de Ciências Médicas Nizam de Hyderabad, na Índia. 648 idosos com diferentes formas de demência e alfabetização foram avaliados e levou os pesquisadores a concluir que aqueles participantes que falaram uma segunda língua foram capazes de retardar a doença de Alzheimer, demência vascular e demência frontotemporal por 4,5 anos .

Como o estudo foi concluído?

  • 648 pessoas foram avaliadas com uma idade média de 66 anos de idade.
  • 14% dos participantes eram analfabetos, eles não podiam ler nem escrever.
  • 391 participantes falaram duas ou mais línguas
  • 240 participantes foram diagnosticados com a doença de Alzheimer
  • 189 foram diagnosticados com demência vascular
  • 119 foram diagnosticados com demência frontotemporal
  • O restante tinha demência mista ou demência com corpos de Lewy
Depois de avaliar os participantes, os pesquisadores descobriram que aqueles que falavam uma segunda língua atrasava certos tipos de demência por uma média de 4,5 anos. Não houve benefício adicional para aqueles que falavam mais de duas línguas e educação, gênero e ocupação não teve efeito sobre o atraso.

Por que falar uma segunda língua atrasa a demência?


Embora seja desconhecido o motivo exato de pessoas bilíngues apresentarem este tipo de atraso, falar duas línguas requer treinamento de uma parte específica do cérebro, transformando esse exercício em um treino cerebral bem sucedido. Dessa forma, a prática de um segundo idioma, além de ativar o seu cérebro, contribui para as reservas cognitivas, resultando no atraso da demência. A parte do cérebro ligada a estas ações pode ser a chave para descobrir o motivo do benefício.
Será que esta informação faz com que você queira aprender uma segunda língua? 

fonte:  Alzheimers.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário